Lombalgia

O que é?

“Lombalgia” é o termo médico utilizado para designar a dor que ocorre na região lombar (final da coluna vertebral e início da bacia). Quando essa dor se irradia para uma ou ambas as nádegas e/ou para as pernas na distribuição do nervo ciático, ela é conhecida como “lombociatalgia“.

Existem várias causas que podem levar à dor lombar:
– Causas ginecológicas
– Causas neurológicas
– Causas ortopédicas
– Causas urológicas
– Causas vasculares

Entre as causas ortopédicas, temos as doenças degenerativas, que podem ser a doença da faceta (“síndrome facetária”), doença degenerativa do disco (que pode evoluir para uma hérnia de disco) ou uma estenose de canal lombar. Não podemos esquecer também as infecções e os tumores da coluna vertebral, que também são causas de lombalgia.

Pode ser aguda (duração menor que 3 meses), subaguda ou crônica (duração maior que 3 meses). O médico tem papel fundamental no diagnóstico e necessita sobretudo de uma história detalhada da dor, fatores associados e um exame físico meticuloso para um correto diagnóstico.

– Cirurgia minimamente invasiva

© 2023. Todos os direitos reservados.