A sacroileíte (também conhecida como disfunção da articulação sacroilíaca) é a dor ou inflamação originada em uma ou ambas articulações sacroilíacas que conectam a parte inferior da coluna com a pélvis.

Essa patologia, além de difícil diagnóstico, é uma causa muito comum de dor lombar: 30% dos pacientes com lombalgia apresentam alguma alteração nas articulações sacroilíacas.

Se você tem dor lombar, pode ser extremamente difícil para o médico determinar a origem exata de sua dor no início. O principal sintoma da disfunção da articulação sacroilíaca é a dor lombar, mas também pode causar dor nos quadris, nádegas, coxas ou virilha.

Outros sintomas de disfunção da articulação sacroilíaca incluem:
– Dor durante as atividades diárias, como subir escadas ou se levantar de uma cadeira
– Dor que é agravada ao ficar em pé ou caminhar por longos períodos de tempo, mas que melhora quando deitado
– Sensação de rigidez ou queimação na pelve

– Artrite
– Espondilose