A espondilolistese ocorre quando uma vértebra desliza para a frente sobre a vértebra abaixo dela. O termo é pronunciado “spondy-low-lis-thesis”, e é derivado da língua grega: “spondylo” significa “vértebra”, e “listhesis” significa “escorregar”.

A coluna lombar é exposta a pressões direcionais enquanto carrega, absorve e distribui a maior parte do peso do corpo em repouso e durante a atividade. Em outras palavras, enquanto sua coluna lombar está carregando e absorvendo o peso do corpo, ela também se move em diferentes direções (por exemplo, girar, inclinar-se para a frente). Às vezes, essa combinação causa estresse excessivo na vértebra e / ou em suas estruturas de suporte, e pode fazer com que o corpo vertebral deslize para a frente sobre as vértebras abaixo.

Existem vários tipos ou causas de espondilolistese:
– Espondilolistese congênita: significa que a doença está presente no nascimento;
– Espondilolistese ístmica: ocorre quando um defeito (como uma fratura) surge em uma estrutura vertebral de suporte ósseo na parte posterior da coluna;
– Espondilolistese degenerativa: tipo mais comum e costuma estar associada à doença degenerativa do disco, em que os discos (por exemplo, devido aos efeitos do envelhecimento) perdem a hidratação e a elasticidade.

Muitas pessoas com essa patologia não apresentam quaisquer sintomas. Às vezes, a espondilolistese só é descoberta quando o paciente faz um raio-x para um problema de coluna não relacionado.
No entanto, alguns pacientes apresentam sintomas que variam de leves a graves. Dentre seus possíveis sintomas, pode-se citar:
– Abdômen protuberante
– Dor lombar e sensibilidade
– Balançar para trás
– Dificuldade em controlar as funções do intestino e da bexiga
– Dor e/ou fraqueza na coxa e perna (uma ou ambas)
– Dor nas nádegas
– Músculos tensos isquiotibiais