O que é

Nas vértebras de nossa coluna, existem pequenas articulações chamadas facetas, localizadas na parte posterior (de trás) da coluna vertebral. Sua função principal é proporcionar estabilidade rotacional. Quando há algum problema nessas articulações (desgaste por processo degenerativo, inflamação), surge um sintoma que é conhecido como “dor facetária” (ou “síndrome facetária”).

Sintomas

A dor facetária não é necessariamente uma patologia, mas sim, um sintoma (como o próprio nome sugere). Os sintomas são quadros dolorosos resultantes do desgaste dessas facetas.

Quando há a síndrome facetária na região lombar, por exemplo, trata-se de uma dor que piora quando o paciente está sentado ou quando ele se curva para trás, dobrando a coluna. Sendo assim, pode-se afirmar que a síndrome facetária é uma importante causa de lombalgia.

TRATAMENTOS

Reabilitação da Dor

Programa de Reabilitação

– Reabilitação corporal postural

Bloqueios da Dor

– Bloqueio químico:
> Bloqueio químico (injeção de medicamentos em estruturas das vértebras e/ou em nervos para o alívio da dor)
> Bloqueio por radiofrequência (o tratamento utiliza corrente elétrica em alta frequência por meio de um eletrodo – agulha – para impedir que os nervos responsáveis pelo estímulo da dor no paciente continuem agindo)

Contato pelo WhatsApp
Contato por Telefone
Nós ligamos para você!