É o deslocamento do disco para dentro do canal vertebral, podendo comprimir os elementos neurais e causar dor local e/ou irradiada para o membro superior (quando hérnia cervical) ou irradiada para o membro inferior (quando hérnia lombar). A dor é referida no trajeto da raiz que está sendo acometida pela hérnia.
O disco funciona como um amortecedor; quando esse amortecedor falha, na verdade há uma falha na função mínima de estabilização e proteção do sistema nervoso central da coluna. Com isso, haverá o desencadeamento de todo o quadro sintomático desses pacientes.
Causas
A hérnia de disco é uma doença degenerativa, e ocorre quando há uma perda da capacidade dos discos intervertebrais de suportar as forças de compressão axial da coluna.
Sintomas
A doença pode ser assintomática ou, então, provocar dor de intensidade leve, moderada ou tão forte que chega a ser incapacitante. Os sintomas são diversos e estão associados à área em que foi comprimida a raiz nervosa.
TRATAMENTOS
Reabilitação da Dor
Programa de Reabilitação
– O tratamento inicia com a realização do plano individualizado de reabilitação
Bloqueios da Dor
– Bloqueio químico:
> Bloqueio químico (injeção de medicamentos em estruturas das vértebras e/ou em nervos para o alívio da dor)
> Bloqueio por radiofrequência (o tratamento utiliza corrente elétrica em alta frequência por meio de um eletrodo – agulha – para impedir que os nervos responsáveis pelo estímulo da dor no paciente continuem agindo)
Os casos com indicação cirúrgica podem ser tratados da seguinte forma: