1 . Dores no pescoço em sua moto
A pressão do vento em seu capacete, tensão e ranger os dentes enquanto você dirige podem causar dores cervicais. Essa dor vai e vem na base do pescoço, impedindo você de movê-la de um lado para o outro.
Pode ser atenuado com alguns exercícios simples de alongamento, mais calor ou creme de aquecimento contendo ibuprofeno, porque eles aumentam o fluxo sanguíneo na área e dilatam o músculo, ajudando na cicatrização. Essa dor geralmente significa que você esteve muito rígido durante a condução. Para evitar isso no futuro, mova sua cabeça enquanto estiver andando.
Aqui vai uma dica de exercício para reduzir a dor no pescoço: mova a cabeça em direção ao ombro, de maneira suave, mas contínua. Expire ao longo do movimento e expire completamente ao terminá-lo. Você deve observar como os músculos do pescoço se alongam e se fortalecem. É comum ouvir suas vértebras cervicais se ajustando ao longo do movimento; é um sinal inequívoco de que você está produzindo o resultado desejado. Repita este exercício várias vezes ainda.

  1. Eu não consigo levantar meus braços acima da minha cabeça!
    Se você sentir uma dor que o impeça de mover ou levantar o braço e não conseguir tirar o capacete depois de descer da moto, pode estar enfrentando uma tendinite no ombro – uma inflamação em um dos tendões.
    Assim que descer da moto, resfrie algo – uma garrafa congelada ou consiga um saco de gelo. Aplique na área e a inflamação diminuirá imediatamente. Após as primeiras aplicações do frio, se melhorar, aplique calor e consulte um médico para avaliação. Você também deve revisar a posição do guidão da sua moto. Ajustar a posição ou trocar as barras existentes por outras mais adequadas à sua altura e posição de pilotagem pode ajudar a impedir que essa dor aguda e irritante volte.
    Exercício para ajudar a enrijecer os braços: balance suavemente o cotovelo, apoiado na mão direita, para fortalecer o ombro. Repita no outro braço. Coloque as duas mãos para trás e alongue suavemente. Repita várias vezes. 
  2. Dor lombar após pilotar
    Você acabou de parar no caminho para casa, estacionou e percebeu que não pode descer da moto! Não se preocupe – você é um dos muitos motociclistas que sofrem de dor lombar (lombalgia). Dicas para prevenir dores lombares:
    • Você deve melhorar sua posição de pilotagem. Adapte sua moto à sua ergonomia, não o contrário;
    • Verifique o assento da sua moto;
    • Verifique a suspensão e ajuste-a às suas condições de condução;
    • Faça pausas regulares da moto;
    • Preste atenção especial ao vento frio – impeça que alcance a parte inferior das costas;
    • Alongue-se suavemente enquanto segura o punho esquerdo do guidão com a mão esquerda e com a direita no banco traseiro (voltado para a direita), depois faça o contrário (voltado para a esquerda) e repita várias vezes. Este é um exercício bastante relaxante para a região lombar. 
  3. Dor aguda na parte superior das costas ou ombros
    Se você sentir uma dor aguda na parte superior das costas e nas escápulas, você está enfrentando uma contratura em trapézio. Se a dor apenas começou, aplique gelo nas primeiras horas, aplicando calor em seguida. Faça assim, não o contrário. Se houver inflamação e a dor não passar, procure um bom médico. Dicas para reduzir a dor nas costas:
    • Compre um capacete leve e protetor, com boa aerodinâmica e sem muitas entradas de ar;
    • Se você tiver um para-brisa e ele estiver produzindo turbulência durante a condução, experimente uma tela mais baixa ou mais alta, ou mesmo andando sem ela;
    • Tente não manter a posição na moto por muito tempo – vire a cabeça de vez em quando e deixe os ombros descansar um pouco;
    • Se você já teve contraturas no passado, faça alguns exercícios. Uma contratura não recuperada adequadamente pode produzir fibrose muscular (endurecimento das fibras nos músculos) de difícil cura;
    • O estresse é um problema, pois produz resíduos metabólicos dentro de nossos músculos, desacelerando seus movimentos. Dê um passeio na sua moto, vai ajudar a relaxar! MOTO DIMINUI O STRESS!;
    • Carregar uma mochila pode ser a raiz do problema e piorá-lo;
    • Chuveiros de água morna e banhos quentes aliviarão os sintomas imediatamente;
    • Se você já tem o problema, seu médico pode aconselhá-lo sobre o uso de relaxantes musculares e recomendar reabilitação fisioterápica;
    • Alongue a nuca com as mãos, abra bem os braços e balance-os suavemente. Repita o exercício várias vezes. 
  4. Dormência ou dor nas pernas
    Tenha cuidado se notar que a dor lombar (lombalgia) mencionada antes está descendo pela perna (esquerda ou direita), seja pela frente ou por trás. Se houver uma dor que o impede de se mover, bem como uma dormência na perna, você está enfrentando ciática (neuralgia ao longo do nervo ciático). É uma dor vaga e constante que o incomodará mais se você estiver parado ou em pé.
    Se você pilotou por muitos quilômetros, sua posição era rígida e você teve que lutar contra o vento, sua região lombar será afetada. Dicas para reduzir dormência ou dor nas pernas:
    • Coloque-se nas mãos de um bom profissional e siga seus conselhos;
    • Dependendo do grau de dor e falta de força, o descanso pode ser obrigatório;
    • Se a dor o impedir de suas atividades diárias normais, você provavelmente terá que recorrer a uma consulta médica;
    • Estique suavemente o pé para cima; repita o movimento com a outra perna até sentir que o nervo ciático está relaxando um pouco. 
  5. Prevenir dormência em suas mãos e dedos ao pilotar
    A pressão constante dos punhos no guidão, bem como nas alavancas da embreagem e do freio, são nossos inimigos. Muitos fabricantes abordaram esse problema desenvolvendo embreagens e freios mais leves. Dicas para reduzir as mãos dormentes:
    • Relaxe enquanto pilota e faça correções na sua postura de vez em quando; tente não se apoiar excessivamente nas manoplas;
    • Não ande com os braços muito altos ou muito esticados;
    • Verifique o ângulo do guidão e ajuste-o de acordo com o seu estilo e necessidades;
    • Preste atenção à pressão excessiva em suas luvas: ela pode interferir na irrigação dos nervos de suas mãos, posteriormente irritando e inflamando o nervo mediano;
    • Estique os braços e cruze os dedos das duas mãos, alongue suavemente, relaxe e repita várias vezes.
  6. Cansaço após pilotar
    Cansaço depois de centenas de quilômetros? Você não diz! Não subestime a importância disso, mesmo que pareça bastante óbvio. Um dos meus colegas – um motociclista – caiu três dias depois de uma grande viagem. Os sintomas são: queda da pressão arterial, cansaço extremo, falta de apetite e até febre. Aqui, estamos diante de uma síndrome de cansaço pelo excesso de quilômetros.
    Dicas para fadiga da moto: o repouso é obrigatório, assim como uma boa hidratação. Cuidado com o álcool, não é recomendado – gostaria de enfatizar isso. O álcool causa desidratação. Ele rouba nossa água para que possa ser metabolizada, por isso não é apenas nosso inimigo quando pilota. Se ficar realmente cansado depois de uma longa pilotagem, descanse um pouco, beba sucos de frutas para se repor as vitaminas e minerais, beba água e, claro, coma mais frutas. Ao fazer isso, você poderá melhorar sua consciência e ter uma viagem mais segura!
Contato pelo WhatsApp
Contato por Telefone
Nós ligamos para você!